terça-feira, 3 de novembro de 2009

Fim do curso de mergulho tecnico - Um lugar surpreendente...logo ali


Domingo, 1 de novembro, 12:00...Rifaina...15 metros de profundidade...nado por entre grandes galhadas e lodo, seguia meu dupla, procuro manter o rumo da bussola, aos 60 graus e tento iluminar o caminho com minha lanterna amarela...Ha muito ja cheguei a conclusao que preciso de uma melhor para esse tipo de mergulho...mais essa era a que eu tinha...precisava me virar com ela. Apos uma natacao de 20 metros, deveriamos achar um poco antigo de cachoeira submerso...que levaria a um paredao e entao a um poco mais profundo, abaixo dos 30 metros...o tal poco demorava a chegar...a medida que nadavamos, ficava mais escuro, de repente um novo fundo delineava-se a nossa frente...aquelas galhadas e lodo bem pareciam querer afastar-nos da nova paisagem que se seguia...grandes rochas, fendas, canyons delineavam-se no fundo, lisas...um cenario intocado surgia...diferente de tudo que ja haviamos visto...Esse cenario misturava-se com uma nuvem de poeira, uma nevoa que se espalhava entre as rochas...persistentes, continuamos. Aos oito minutos do mergulho, caimos num poco redondo, provavelmente uma antiga cachoeira, alagada...caimos no poco e saindo dele fomos em busca do proximo...pulamos entao a margem desse poco e eis que somos surpreendidos por uma uma visibilidade muito ruim e continuamos descendo...vejo a noite cair forte, em pleno dia, aos 35 metros de profundidade, nao esperava uma escuridao tao grande. Provavelmente aquela nevoa filtrava toda a luz, restando somente a escuridao...lembrava das fotos escuras que vi nos livros de mergulho tecnico...Meu dupla alucinou total, jogava incesantemente a luz de sua lanterna no meu rosto, nao conseguia me comunicar com ele, desisto, era ele ou eu...olho para o outro colega que sinaliza para seguirmos em frente...ignoro toda aquela luz e sigo, ao mesmo tempo que escuto um barulho fino na minha cabeca, mais parecia uma sirene de ambulancia...me mantenho sob controle, comeco a enxergar o paredao, penso que era seguir por aqui e mais nada, era uma parede enorme feita de uma rocha negra e brilhante, com grandes fendas...o barulho some...nadamos mais um pouco...meu ar chegava em seu limite...sinalizando hora de voltar...retornamos a superficie apos um tempo longo de descompressao...45 minutos...nao senti frio, a agua estava boa...cometo ainda pequenos erros...saio do mergulho achando que o buraco era mesmo muito escuro... mais ao mesmo tempo admirando a presenca daquele lugar de gigantes...era o fim do meu curso de mergulho tecnico...Eis ai a foto da turma!!!!!

Nenhum comentário: