sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Capitulo II - Mergulhando em Recife: "O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos".

Oi pessoal,


Partimos para programar essa viagem por nos mesmos, sem agencia, nem escola praticamente os mochileiros do mergulho...e deu certo. Pegamos o aviao em Campinas e fomos tranquilamente para Recife, deixando o carro no Aeroporto de Viracopos. La ficamos em uma pousadinha chamada Pousadas Casuarinas, conhecida dos locais, bem familiar, lindamente decorada com artesanato nordestino, cheia de penduricalhos no teto, daqueles que fazem a gente ouvir que o vento chegou, redes fixadas em belas mangueiras e uma labradora preta chamada Laica que deixavam o lugar bem aconchegante...Chegavamos e la estava a Laica, deitada com as patinhas abertas, olhando para nos. Mergulhamos com a Aquaticos, fomos no Voyager, um catamara digno do mar agitado de Recife. A equipe foi nota 10. Tiramos altas fotos e estrelamos mais um filme para nossa colecao, solicitamos a equipe que pudessemos intitular nosso video e logo saiu: Evandro, Luciana e os ferozes tubaroes de Recife so para dar um toque de humor, suspense e aventura. Foram 4 naufragicos: Pirapama, Walsa, Severmar e Mercurius...A navegacao em Recife foi longa em todos os mergulhos. Devido ao mar agitado e a longa escada do barco, a subida com a dupla de cilindros teve suas dificuldades, mesmo com auxilio e ja aprendemos, da proxima vez levaremos equipamento de recreacional e pronto, para esses naufragios. Em relacao ao mergulho propriamente dito a agua e quente, 27 graus no fundo, e Caribenha, azul, azul que chega a ficar roxa...vimos cardumes, peixes, tartarugas e tubarao lixa!!!!!!!!! A descida e subida exigem certo esforco, so pelo cabo mesmo, porque a correnteza puxa... A cidade de Recife tem diversos tipos de restaurantes, adoramos o Ilha do Guaiamum. Para encerrar a viagem fomos descansar em Joao Pessoa, onde certamente pretendemos voltar, aquilo sim e cidade maravilhosa, com direito ao por do sol, em Cabedelo ao som de Bolero de Ravel, voltamos novinhos em folha mas como sempre ja planejando o proximo mergulho.

Um abraco, Lu.




sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Capitulo I - Preparação do material


Reuni o material que precisarei em Recife, eis aqui!!!!!!! O plate, a asa, nadadeiras, reguladores, deco, carritilha, botas, mascara...A mala de roupas??? Bom, vamos cada um com uma mochilinha mesmo, para 6 dias na praia umas blusinhas, shorts, biquini, sandalias e muito protetor solar, sao suficientes. Peso permitido no voo: 23kg, importante checar antes de toda viagem de mergulho!!!!Um abraço, Luciana.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Proximo Mergulho: Recife - a capital dos naufragios

Oi pessoal,

Fazendo jus ao nome deste blog, me preparo entao para o PROXIMO MERGULHO. Finalmente conseguimos marcar uns dias de folga e vamos la, o que mais poderiamos fazer a nao ser mergulhar...escolhemos Recife por ser a capital dos naufragios e tambem para poder praticar o que aprendi no mergulho tecnico. Me encontro na melhor fase da viagem...esperar por ela, preparativos. Comeco hoje a pensar na lojistica das bagagens, equipamentos, faltam 12 dias...Vou reunir-los e tirar uma foto...depois coloco-a aqui...Quero fazer um difusor para meu flash, quem tiver uma dica me manda!!!!!!!Beijao, Lu.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Fim do curso de mergulho tecnico - Um lugar surpreendente...logo ali


Domingo, 1 de novembro, 12:00...Rifaina...15 metros de profundidade...nado por entre grandes galhadas e lodo, seguia meu dupla, procuro manter o rumo da bussola, aos 60 graus e tento iluminar o caminho com minha lanterna amarela...Ha muito ja cheguei a conclusao que preciso de uma melhor para esse tipo de mergulho...mais essa era a que eu tinha...precisava me virar com ela. Apos uma natacao de 20 metros, deveriamos achar um poco antigo de cachoeira submerso...que levaria a um paredao e entao a um poco mais profundo, abaixo dos 30 metros...o tal poco demorava a chegar...a medida que nadavamos, ficava mais escuro, de repente um novo fundo delineava-se a nossa frente...aquelas galhadas e lodo bem pareciam querer afastar-nos da nova paisagem que se seguia...grandes rochas, fendas, canyons delineavam-se no fundo, lisas...um cenario intocado surgia...diferente de tudo que ja haviamos visto...Esse cenario misturava-se com uma nuvem de poeira, uma nevoa que se espalhava entre as rochas...persistentes, continuamos. Aos oito minutos do mergulho, caimos num poco redondo, provavelmente uma antiga cachoeira, alagada...caimos no poco e saindo dele fomos em busca do proximo...pulamos entao a margem desse poco e eis que somos surpreendidos por uma uma visibilidade muito ruim e continuamos descendo...vejo a noite cair forte, em pleno dia, aos 35 metros de profundidade, nao esperava uma escuridao tao grande. Provavelmente aquela nevoa filtrava toda a luz, restando somente a escuridao...lembrava das fotos escuras que vi nos livros de mergulho tecnico...Meu dupla alucinou total, jogava incesantemente a luz de sua lanterna no meu rosto, nao conseguia me comunicar com ele, desisto, era ele ou eu...olho para o outro colega que sinaliza para seguirmos em frente...ignoro toda aquela luz e sigo, ao mesmo tempo que escuto um barulho fino na minha cabeca, mais parecia uma sirene de ambulancia...me mantenho sob controle, comeco a enxergar o paredao, penso que era seguir por aqui e mais nada, era uma parede enorme feita de uma rocha negra e brilhante, com grandes fendas...o barulho some...nadamos mais um pouco...meu ar chegava em seu limite...sinalizando hora de voltar...retornamos a superficie apos um tempo longo de descompressao...45 minutos...nao senti frio, a agua estava boa...cometo ainda pequenos erros...saio do mergulho achando que o buraco era mesmo muito escuro... mais ao mesmo tempo admirando a presenca daquele lugar de gigantes...era o fim do meu curso de mergulho tecnico...Eis ai a foto da turma!!!!!